sábado, 11 de agosto de 2018

Visão do "Pai"

Não existem manuais de como ser pai. Talvez autores possam ajudar no comportamento adequado para com os filho(a)s; mas isso não é ser pai, porque somos a partir dos olhos dos filhos. O meu pai, é o que eu o vi ser, o que eu decidi ver.
Nas décadas em que nasceram meus irmãos mais velhos era importante ver o pai como austero, autoritário e bravo. Minha mãe construiu essa imagem dele... como cheguei por último, ele tinha mais de 40, e o meu irmão que era o caçula tinha 8 anos, fiquei distante dessa imagem construída. Não sei se minha mãe já havia se cansado ou eu mesmo que não "peguei" a idéia de bravo... mas me lembro um dia em que estávamos todos na cozinha: Era um cômodo grande, o maior da casa. Haviam duas janelas. O fogão a lenha estava ao lado de uma das janelas. Uma mesa com 10 cadeiras. Estávamos todos ali brincando e conversando: Três irmãs, um irmão e mais um rapazinho (Zé Catoá) que regulava idade com meu irmão, ele era um tipo de pajem pra mim. Minha mãe gerenciava a todos nesse ambiente.

Quando se ouviu o barulho do jeep indicando a chegada do pai, foi como se tivesse soado um tipo de alarme: minhas irmãs correram para o quarto e meu irmão, com o Catoá, correram para o paiol, a simularem que estavam quebrando milho, ou algo do tipo "produtivo"... eu, com 5 anos, aguardei ansiosamente o carro ser estacionado na garagem, e fui correndo recebê-lo... naquele dia, especialmente, nem sei porque, ele trouxe um saco de balas, que me entregou, depois de erguer-me em seu colo. Sua doçura e meiguice seria marcada em minha memória por essas balas e o colo...

Há, e o colo de pai empodera. Faz com que a visão fique alta... bem alta. E no colo dele podemos mais... muito mais.

Mais tarde entendi que esse pai seria finito... um pouco mais tarde vi sua finitude na fragilidade de saúde... o perdi antes que eu fizesse 26 anos... eu havia descoberto a pouco tempo que era pai também.

Bastou-me achar o colo de um outro PAI. O Eterno sempre me oferece esse colo maior: acolhe, consola, amplia a visão, alarga os horizontes, e encoraja a viver ! Descubra essa adorável adoção de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário