segunda-feira, 15 de outubro de 2018

EU ESCOLHO MEUS AMIGOS PELA PUPILA

E tivemos outro desses (21/07/2018) : onde os sorrisos são encharcados de boas lembranças de memórias compartilhadas... o que não sei de mim, o outro sabe... e traz. Risos e gargalhadas nos embriagam de serotonina... começamos a nos encontrar quando a maioria fazia quarenta... agora não vamos mais parar... até que os encontros se tornem fortuitos, com datas não agendadas para as despedidas definitivas depois que virarmos a casa dos 100... 
Agradeço, em especial, Beta e Marcos, que enfeitaram o último encontro com uma cerimônia de renovação de votos de quase 30 anos de matrimônio. Além disso, fomos embalados afetivamente com palavras sinceras de Bethânia ao final daquela fantástica liturgia; texto que passo a transcrever abaixo:

"Escolho meus amigos não pela pele outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. A mim não interessa os bons de espírito, nem os de maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta: quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e aguentem o que há de pior de mim. Para isso, só sendo louco. Quero os santos para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.
Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta ! Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria!
Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade; Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, ao mesmo tempo em que lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos e nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade, velhice! Crianças para que não se esqueçam o valor do vento no rosto e velhos para que nunca tenham pressa. Tenho amigos pra saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que normalidade é uma ilusão imbecil e estéril.
Vocês estão aqui [na cerimonia] é porque fazem parte da minha história, especiais e incríveis. Amo vocês com todo o meu coração"
Maria Bethânia Daros Dantas Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário